Escolas da psicologia
3 - ESCOLAS PSICOLÓGICAS
Os conhecimentos em psicologia visam explicar o comportamento humano e seu funcionamento mental. Estes por sua vez são reunidos em um corpo sistematicamente ordenado e unificado de pressupostos, denominados de escolas ou teorias psicológicas.
A psicologia como ciência não é caracterizada por uma única forma. Os estudiosos desta ciência dificilmente seguem pressupostos específicos, discordam em alguns pontos filósoficos fundamentais e abordam a psicologia de modos claramente distintos.
O objetivo deste capítulo é apresentar suscintamente as principais teorias em psicologia que abordam os aspectos relacionados ao comportamento humano.
3.1 - BEHAVIORISMO OU COMPORTAMENTALISMO
Behaviorismo é uma abordagem psicológica que vislumbra o comportamento animal e humano apenas como reações observáveis de forma direta, enfatizando a aplicação rigorosa do método científico ao estudo dos fenômenos psicológicos.
O Behaviorismo teve com marco inicial um artigo publicado pelo americano John B. Watson (1878-1958) em 1913, intitulado Psychology as the Behaviorist Views it.
Neste trabalho inicial Watson afirmou: ¨A psicologia da maneira como é vista pelos behavioristas, constitui um ramo puramente objetivo da Ciência Natural. Seu objetivo teórico é a predição e o controle do comportamento. A introspecção não é parte essencial de seus métodos... O Behaviorista, em seus esforços para conseguir um esquema unitário da resposta animal, não reconhece uma linha divisória entre o homem e o besta¨.
Segundo Watson, não existe algo chamado de consciência. Toda aprendizagem depende do meio externo. Sendo assim, toda atividade humana é condicionada e condicionável em decorrência da variação na constituição genética. Não havendo necessidade alguma de mencionar a vida psíquica ou a consciência.
À medida que Watson postulava o comportamento como objeto da psicologia, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época