Peste bubonica
Definição
É uma doença grave, aguda, contagiosa e infecciosa, causada por uma bactéria que é encontrada na pulga dos ratos, caracterizando-se por febre, adenomegalia dolorosa, septicemia e intensa toxemia. É uma doença que atualmente não tem registros nos centros de Vigilância Epidemiológica do país, mas se surgir qualquer caso deve ser comunicado imediatamente para que se possa fazer quarentena e ser dado toda a prioridade para esse tipo de doença que se alastra muito rapidamente.
A peste ainda ocorre onde existem condições de vida para os ratos domésticos e pulgas, e a sua incidência independe do sexo, idade, raça ou do clima da região. Devido as manifestações hemorrágicas e necróticas, a pele fica com um aspecto escurecido nos casos graves e fatais originando a denominação de peste negra ou morte negra.
Transmissão
A doença é transmitida ao homem pela picada da pulga de um rato contaminado. Pode ser transmitida ao homem pelos perdigotos de uma pessoa infectada. É uma doença extremamente contagiosa. As pessoas e o local onde foram contaminadas devem ficar em quarentena rigorosa.
Formas clínicas * Peste bubônica: a contaminação se dá através do ciclo epidemiológico (animais reservatórios - insetos vetores - o homem). Quando a pulga pica o homem ou outro roedor introduz no local da picada milhares de bactérias da doença, assim dando continuidade ao ciclo epidemiológico.
Período de incubação
A peste bubônica ocorre em média entre 3 a 6 dias.
Sinais e sintomas
Período Prodrômico: * Febre alta com calafrios fortes; * Dores generalizadas; * Dores nas regiões ganglionares, causada por inflamações dos gânglios linfáticos; * Náuseas e vômitos; período intermediário: * diarréia ou constipação; * intolerância à luz; * hipotensão arterial; * anorexia; sinais de desidratação; período agudo: * conjuntivas injetadas; * agitação psicomotora; * delírios; * incoordenação motora; *