Revolta da vacina
A peste bubônica também chamada de peste negra é uma doença grave e muitas vezes fatal causada pela bactéria da peste, Yersínia pestis, que é transmitida por animais roedores aos seres humanos. A maioria dos indivíduos não tratados morre nas 48 horas que sucedem o início dos sintomas.
A peste septicêmica, é uma infecção na qual a forma bubônica estende- se até o sangue, e pode causar a morte antes mesmo do surgimento de outros sintomas da peste bubônica ou pneumônica.
A pestis minor é uma forma leve da mesma infecção e normalmente ocorre apenas em áreas geográficas onde a doença é prevalente.
Sintomas da peste bubônica
Os sintomas de peste bubônica são:
aumento dos linfonodos, que deixavam a pele enegrecida nas axilas, virilhas ou pescoço; febre alta; intolerância à luz; apatia; tremores pelo corpo; vertigens; cefaleia; cansaço; aumento da frequência cardíaca e tosse inicialmente seca e depois com sangue.
A tosse ocorre em 24 horas. No início, o escarro é claro, mas, rapidamente, ele começa a apresentar sinais de sangue e, em seguida, torna-se uniformemente rosado ou vermelho vivo e espumoso.
Diagnóstico da peste bubônica
O diagnóstico da peste bubônica é feito através da análise microscópica do conteúdo dos gânglios linfáticos após a sua coleta.
Transmissão da peste bubônica
A transmissão da peste bubônica é feita através dos roedores, especialmente os ratos. A pulga que infesta alguns tipos de ratos após levá-los a morte pode migrar para outros corpos atrás do seu alimento, o sangue.
Após picar a pele do ser humano a bactéria da pulga instala-se no nódulo linfático mais próximo e multiplica-se ali gerando todos os sintomas relacionados a peste.
Tratamento para peste bubônica
O tratamento para peste bubônica consiste na toma de antibióticos como por exemplo: Doxiciclina, estreptomicina, gentamicina, tetracliclinas e cloranfenicol.