Pesquisas...
A qualidade de vida no trabalho (QVT), hoje pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional; e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho.
• Louis Davis (1970, apud Chiavenato 1999 p391) define o conceito de qualidade de vida no trabalho como a preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas.
Início - 1950
• Somente na década de 60, tomaram impulsos, iniciativas de cientistas sociais, líderes sindicais, empresários e governantes, na busca de melhores formas de organizar o trabalho a fim de minimizar só efeitos negativos do emprego na saúde e bem estar geral dos trabalhadores.
• Entretanto, a expressão qualidade de vida no trabalho só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, pelo professor Louis Davis (UCLA, Los Angeles), ampliando o seu trabalho sobre o projeto de delineamento de cargos.
• Na década de 70, surge um movimento pela qualidade de vida no trabalho, principalmente nos EUA, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, centrado nos empregados. • A qualidade total teve bastante influência para o desenvolvimento da qualidade de vida no trabalho, através de práticas como: – maior participação dos funcionários nos processos de trabalho, ou seja, uma tentativa de eliminação da separação entre planejamento execução;
– descentralização das decisões;
– redução de níveis hierárquicos;
– supervisão democrática;
– ambiente físico seguro e confortável;
– além de condições de trabalho capazes de gerar satisfação;
– oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.
A motivação do empregado
• As pessoas podem ser motivadas para o bem ou para o mal,