Pesquisas
TAXA DE REDESCONTO = E a taxa de empréstimo que o banco central empresta para os comercias. O valor dessa taxa é o valor da Selic.
TAXA SELIC = taxa de juros que o governo paga para o banco.
DEPOSITO COMPULSORIO = dinheiro que os bancos comercias tem que pagar para o banco central.
TAXA DE JUROS = é preço do empréstimo, representa a quantia que os tomadores de empréstimos pagam e ,por outro lado, a quantia que aqueles que emprestam recebem por sua poupança.
INFLAÇÃO = aumento persistente e generalizado no índice de preços.
INFLAÇÃO DE DEMANDA = excesso de demanda em relação a oferta disponível. Principais causas: aumento da renda disponível ; expansão dos gastos públicos ; expansão do credito ; expectativas dos agentes econômicos.
INFLAÇÃO DE OFERTA = O nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de produção aumentam. Principais causas: aumentos salariais e/ou nos custos de matérias primas ; aumento de impostos.
INFLAÇÃO INERCIAL = processo automático de realimentação dos preços. A inflação corrente é derivada da inflação passada.
IDENTIDADE MACROECONOMICA = (Y = C + I + G + X – M) onde (Y = pib) ; (C = consumo) ; (I = investimentos) ; (G = aquisição do governo) ; (X = exportação) ; (M = importação).
JUROS AUMENTA O PIB DIMINUI !!
DÉFICIT = governo gasta mais do que ganha.
SUPERÁVIT = governo ganha mais do que gasta.
ENCAIXE = valor pessoal que o banco deixa para saque de dinheiro.
BANCO NÃO FABRICA DINHEIRO ELE CRIA DINHEIRO !!!
DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL =