pesquisas
A temperatura de ebulição é uma propriedade específia dos materias, sendo essa temperatura um valor fixo a uma determinada pressão.
A pressão altera significativamente a temperatura de ebulição dos materiais, isso porque quanto maior a pressão do ambiente, maior quantidade de energia precisa ser fornecida ao líquido para que suas moléculas consigam vencer a pressão do ambiente e se desprender para a fase gasosa.
Dessa forma, quanto maior a pressão maior será a temperatura de ebulição de um material, e quanto menor a pressão menos será o valor observado para a temperatura de ebulição.
Neste experimento, vamos submeter a água em temperatura de aproximadamente 50°C a um ambiente de baixa pressão no interior da seringa, vamos observar que nesse ambiente a água entra em ebulição sem que seja necessário aquecermos mais a água, isso porque como a pressão está muito baixa, a energia necessária para água mudar de estado físico diminui tornando possivel observarmos a água ebulir em cerca de 50°C.
Com a ebulição da água, começa a existir muitas moleculas no estado gasoso, fazendo com que a pressão do interior da seringa aumente, como a pressão começa a aumentar a água no interior da seringa para de ebulir, pois com o aumento da pressão causado pelas moléculas de água no estado gasoso, faz com que seja necessário mais energia para água ebulir, como não existe fonte de aquecimento na seringa, a ebulição é cessada.
O autor do experimento é desconhecido por nós autores do vídeo. Caso você seja o autor desse experimento favor nos