Pesquisas
Sensação – Percepção – Atenção – Memória – Linguagem e pensamento – Emoção
Sensação: é a operação responsável pela comunicação entre o mundo interno do indivíduo e o mundo externo, por meio dos órgãos dos sentidos. Sem ela, nenhuma atividade física ou mental seria possível. Tal comunicação pode ser afetada por fatores físicos (traumas, seqüelas, patologias) e emocionais. A sensação possui um limiar inferior, um nível mínimo de intensidade sem a qual o estímulo não será reconhecido. Uma informação pode ser ignorada porque o estímulo visual, sonoro, foi insuficiente para produzir sensação.
Logo após a sensação, haverá a Percepção, a tomada de consciência com formação de uma imagem mental correspondente à sensação. Podemos acrescentar que é um “processo de transformação da estimulação física em informação psicológica”. Existem vários fenômenos de percepção: a) constância perceptiva, b) relação figura-fundo; c) continuidade. Na Percepção social podemos falar em: seletividade perceptiva, experiência prévia (estímulos conhecidos), fatores contemporâneos ao fenômeno perceptivo (fome, sede, depressão, pressa, etc0, condições físicas do ambiente (frio, calor...), expressões faciais, características físicas e particularidades psicológicas (feio, bonito, inteligente, sedutor...), contexto, expectativas, atualidade e primazia – preconceitos, estereótipos, valores, crenças, atitudes, necessidades, distorções mentais, etc.
Há, ainda a percepção subliminar que são estímulos abaixo do limiar de consciência mas que produz efeitos na atividade psíquica. Elas afloram em situações de conflito despertando ódios, simpatias, mágoas, provocações, expectativas frustradas, etc.
Uma questão crucial relacionada com a figura do advogado é a confiança. Estabelece-la e mantê-la contribui para o bom andamento do processo e do entendimento. Os clientes estarão atentos para: disponibilidade de tempo, cumprimento do horário, forma de olhar, linguagem