Pesquisas Nead
Exploratória, descritiva e explicativa... Tais conceituações se relacionam às diferentes classes às quais uma dada pesquisa pode pertencer. Assim sendo, quando seu objeto de estudo já se encontra prontamente definido, é chegado o momento de escolher quais procedimentos metodológicos serão utilizados para chegar a uma resposta, a uma definição, a partir daquilo que o pesquisador se propuser a analisar.
No intuito de tornar clara a presente elucidação, a partir do momento que você, pesquisador (a), se dispõe a pesquisar acerca de um determinado assunto é porque este partiu de uma dada situação-problema passível de ser investigada. Dessa forma, constata-se que tal procedimento (pesquisa) representa um caminho cujo destino é a produção do conhecimento. Caminho esse que se for traçado de forma planejada e, consequentemente, bem executado, resultará na concretização dos objetivos pretendidos.
Assim, ao falarmos em classes, torna-se fundamental que você compreenda que elas estão intrinsecamente relacionadas ao objeto a ser pesquisado, bem como às metas que se pretende alcançar. Então, enquadrar sua pesquisa na classe “x” ou “y”, significa, sobretudo, deixar explícitos os procedimentos que serão empregados na sua investigação científica. Vejamos, pois, quais são estas classes, no intuito de nos inteirarmos acerca das peculiaridades que as norteiam:
Pesquisa exploratória
Como o próprio nome indica, a pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado. Nesse sentido, caso o problema proposto não apresente aspectos que permitam a visualização dos procedimentos a serem adotados, será necessário que o pesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir