Pesquisa
Estudo de caso das empresas TAM E GOL
RESUMO
O trabalho aborda a importância da DFC como instrumento de gestão financeira. Para a análise utilizamos os demonstrativos financeiros de 2010 e 2011 das empresas TAM e GOL, onde foram aplicados os índices de cobertura de juros, capacidade de quitar dívidas, taxa de retorno do caixa, nível de recebimento das vendas, capacidade de novos investimentos, cobertura de dívidas em caixa, cobertura de dividendos com caixa, qualidade do resultado, aquisição de capital, entre outros; calculados com base nos Balanços Patrimoniais, DFC e DR. Através dos cálculos dos índices foi possível fazer análise comparativa entre as demais empresas.
PALAVRAS-CHAVE
Análise contábil. Fluxo de caixa. Índices.
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho financeiro das empresas TAM e GOL através da demonstração do fluxo de caixa. Com o intuito de ter uma visão mais analítica, iremos fazer uma análise comparativa entre as empresas citadas anteriormente. Para a realização do mesmo, calculamos índices de cobertura de dívidas, cobertura de dividendos, capacidade de novos investimentos, qualidade do resultado, aquisição de capital, dentre outros. Assim, com os resultados obtidos podemos identificar qual empresa obteve o melhor resultado nos anos de 2010 e 2011.
2- DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC)
A DFC (Demonstração de fluxo de Caixa) não era um relatório obrigatório até a publicação da Lei 11638/07, exceto em casos como empresas de energia elétrica (por exigência da ANNEL) e empresas participantes do Novo Mercado (por exigência da BOVESPA). Em dezembro de 2007, a legislação societária, lei nº6404/76, foi modificada pela Lei 11638, que gerou a obrigatoriedade da criação da DFC como relatório, o que substituiu a DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos).
O Fluxo de Caixa demonstra a origem e a aplicação de toda a quantia