Pesquisa
O grande marco da análise do comportamento social foi com o início dos “os estudos culturais”, na dec. de 50. Estes estudos são reconhecidos pela sua adequação para a reflexão sobre a comunicação a partir da cultura adquirida pela sociedade. O assunto veio aprimorando-se com o passar do tempo e não terá um fim, pois, trata-se de comunicação, e esta tem em sua característica lançar novas mídias. Os estudos culturais nos ensinam a respeitar as diferenças e a não hierarquizar as culturas que passam a ser vistas como qualquer prática social.
A contextualização sócio-econômico-cultural da publicidade iniciou a partir dos estudos culturais. Estes estudos tinham como objetivo interagir com diversas disciplinas que fazem parte da cultura da sociedade contemporânea.
A constituição de uma identidade cultural é influenciada pelo ambiente social em que se está inserido e, algumas questões - lugar, gênero, raça, história, nacionalidade, orientação sexual, crença religiosa e etnia – definem a verdadeira identidade.
Os meios de comunicação são co-autores das transformações sociais, hoje os hábitos são definidos através de personagens de novela, de publicidade de produtos, músicas etc.
E com o advento da internet a cultura está globalizada. Rapidamente um costume é transmitido e assimilado por milhões. Os grupos culturais hoje em dia são uniformes.
ANÁLISE DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO:
A Fiat escolheu ninguém menos que o cantor Michel Teló, a sensação do momento, como garoto-propaganda do Novo Uno. No comercial ao som de "Ai, Se Eu Te Pego", hit mundial do cantor, a Fiat ressuscita sua propaganda