pesquisa
Sistema linfático é um sistema formado por vasos e órgãos linfoides e nele circula a linfa, sendo basicamente um sistema auxiliar de drenagem, ou seja, auxilia do sistema nervoso.
A linfa é um líquido que se acumula no espaço intersticial, ou seja, entre os tecidos e que está presente nos vasos linfáticos. Sua composição é semelhante a do plasma, exceto pela baixa concentração de proteínas. Possui grande quantidade de leucócitos, particularmente linfócitos. Geralmente é um líquido claro, porém a do intestino delgado torna-se leitosa pela ação dos lipídios digestivos.
O mecanismo de formação da linfa envolve, então, três processos muito dinâmicos e simultâneos:
• Ultrafiltração: é o movimento de saída de H2O, O2 e nutrientes do interior do capilar arterial para o interstício, ocorrendo pela PH positiva no capilar arterial e a PH negativa ao nível do interstício.
• Absorção venosa: é o movimento de entrada de H2O, CO2, pequenas moléculas e catabólitos do interstício para o interior do capilar venoso, ocorrendo por difusão, quando a pressão intersticial é maior do que a existente no capilar venoso
• Absorção linfática: é o início da circulação linfática, determinada pela entrada do líquido intersticial, com proteínas de alto peso molecular e pequenas células, no interior do capilar linfático inicial, que ocorre quando a pressão é positiva e os filamentos de proteção abrem as micro-válvulas endoteliais da parede do capilar linfático . Este começa a ser preenchido pelo líquido intersticial e, quando o preenchimento chega ao máximo, as microválvulas se fecham, iniciando a propulsão da linfa através dos pré-coletores e coletores (Camargo, 2000).
3 ORGAOS ENVOLVIDOS E SUA FUNÇÃO
São 3 os órgãos relacionados ao sistema linfático, e todos são caracterizados pela presença de tecido linfóide e Linfócitos.
1. Baço
2. Timo
3. Tonsilas
3.1 Baço
O baço é um órgão oval com aproximadamente 12 cm de comprimento por 7 cm de