Pesquisa
1. Pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento, que tem como metas principais gerar novos conhecimentos. A pesquisa é fundamental, pois além de complementar uma formação acadêmica, aprimora o conhecimento e dá uma melhor preparação para a vida profissional.
2. Um bom pesquisador deve ser muito observador, ter criatividade, saber ver e delimitar um problema relevante, ser persistente, possuir uma capacidade administrativa, e ter paixão pelo conhecimento, principalmente.
3. Um projeto de pesquisa consta, de modo geral, das seguintes partes: tema, justificativa, objetivos, delimitação do problema, hipóteses, referencial teórico, procedimentos metodológicos, cronograma e bibliografia.
4. É um documento elaborado pelo pesquisador, no qual este apresenta as ideias centrais da pesquisa.
5. Pode ser um texto predominantemente dissertativo, em toda produção acadêmica, a análise, o estabelecimento de relações entre fatos e teorias, as explicações e avaliações devem prevalecer. A intenção do autor sempre será a de convencer os seus leitores da pesquisa relatada e do rigor da mesma: isso requer muita pesquisa prévia, definição dos objetivos da pesquisa e elaboração cuidadosa de um planejamento para a redação do texto. O destinatário desse tipo de texto é um especialista na área ou uma pessoa que esteja interessada na pesquisa a ser relatada.
6. A monografia é um estudo cientifico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva. E uma dissertação sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, de uma localidade sobre um mesmo assunto ou assuntos relacionados. Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, pesquisa ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento. Enquanto o relatório refere-se aos relatos de uma experiência prática, a monografia envolve tarefas como a busca