Pesquisa
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS I
COORDENAÇÃO CENTRAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CEAD
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
PESQUISA SOBRE O SISTEMA
JUST IN TIME
Salvador
2010
NEUSA CERQUEIRA DA SILVA
PESQUISA SOBRE O SISTEMA
JUST IN TIME
Trabalho apresentado a Disciplina Operações e Logística sob a orientação dos Professores Ademar Nogueira do Nascimento (PF), Carlos Antonio Cabral Cordeiro Calado (PP) e João Pereira Oliveira Junior (T).
Salvador
2010
INTRODUÇÃO
O sistema JIT é uma filosofia de apoio a administração da produção, que surgiu no Japão, na década de 60 na empresa Toyota, e ficou conhecido como “Sistema Toyota de Produção”, tendo como idealista o vice-presidente da Toyota: Taiichi Ohno.
Na gestão empresarial, aparece como uma visão estratégica e inovadora, na busca de uma vantagem competitiva, com a finalidade de se obter uma melhor utilização de um processo produtivo, onde a determinação é a de que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata podendo ser aplicado em qualquer organização.
OBJETIVO
Receber os suprimentos da linha de produção não mais do que o necessário para a produção, em muitos casos o suficiente para duas ou três horas de produção.
DESENVOLVIMENTO
O Sistema Just in Time, é um exemplo básico dos sistemas de produção enxuta, concentra-se em reduzir ineficiências e o tempo improdutivo nos processos, a fim de aperfeiçoar a qualidade dos produtos fabricados ou dos serviços prestado, e necessita que as peças sejam fornecidas somente na medida do que for necessário ao processo de produção, com um pequeno armazenamento e no momento correto.
O envolvimento de funcionários e a redução de atividades que não agregam valor são essenciais para as operações JIT.
Idéias básicas sobre o desenvolvimento do sistema JIT: * A primeira idéia é a otimização e integração do