pesquisa
O estudo da pesquisa como ramo da estatística surge com o propósito de realizar, através de metodologias e modelos, levantamentos de dados com objetivo de investigar e conhecer os fenômenos existentes, sendo estes: social, cientifico, tecnológico etc. A pesquisa para almejar o resultado minimamente satisfatório, necessitará cumprir três etapas indispensáveis:
(1) Fenômeno: No sentido literal é um acontecimento não frequente, porém observável; as ocorrências isoladas costumeiramente gera a necessidade de observação dos fatos por parte de estudiosos, possibilitando a criação do planejamento de pesquisa.
(2) Planejamento: É dividido em fases que visam agregar informações com objetivo cujo plano de execução em campo seja o mais eficiente possível.
As fases acima aludidas são: 2.1) Definição da população, 2.2) exame de informação, 2.3) obtenção de informação, 2.4) tipos de levantamento, 2.5) elaboração de formulário.
2.1)Na definição da população uma das necessidades do planejamento é ter a percepção se o pesquisador vai trabalhar com a população finita ou infinita, naquela dá pra se ter noção do total de indivíduos envolvidos no estudo, nesta não dá para se ter ideia do numero total de indivíduos integrados nas pesquisas.
2.2)O exame de informação torna-se essencial para a pesquisa, pois é neste quesito que se dá as ocorrências de levantamentos dos dados a respeito do estudo no qual é direcionado a pesquisa. 2.3)A obtenção da informação é como ocorre a transferência de acontecimentos, transcorrendo através das seguintes atividades: 2.3a)entrevistas diretas, 2.3b)observação, 2.3c) envio de questionários.
2.3a)Entrevistas diretas - quando a pesquisa se trata a respeito de fenômenos que envolvam pessoas em meio social. 2.3b) Observação – na impossibilidade da entrevista direta, o método da observação torna-se o mais viável, por isso bastante utilizado em pesquisas no meio