Pesquisa
Vive-se em uma era onde o conhecimento cientifico é considerado algo fundamental para qualquer indivíduo que queira galgar uma carreira de sucesso e progressão acadêmica, mas os benefícios da produção do conhecimento não se limita a isso, perpassa por uma questão de crescimento humano, desenvolvimento de qualquer sociedade que queira alcançar status de nação de primeiro mundo.
Essa produção de conhecimento ultrapassa os limites do querer, exige um certo grau de aplicação, dedicação, leitura, abdicação entre outros, no entanto, não é para qualquer pessoa produzir conhecimento e sim para os indivíduos comprometidos com a pesquisa que é o principal caminho do descobrimento e talvez o único caminho para a produção do conhecimento cientifico.
Nos dias atuais muitos profissionais se lançam em busca de adquirir novos conhecimentos e como consequência melhores condições de trabalho, dentre esses, é importante destacar o profissional docente que é um dos poucos responsável pela formação de toda organização de uma sociedade. Esse profissional deve esta em constante busca pelo conhecimento, por este motivo, o compromisso dele com a pesquisa deve ser tido como algo inseparável, ou seja, todo professor comprometido com a educação tem por obrigação pesquisar, viver em busca de novos conhecimentos afim de contribuir cada vez mais com uma formação eficaz da sociedade.
A importância da pesquisa na formação docente por si só exige certa organização para que se possa absorver a particularidade do conteúdo que se está investigando. A pesquisa necessariamente exige do professor pesquisador conhecimento teórico do tema a ser investigado, tempo, dedicação, e principalmente o cumprimento de seu cronograma de pesquisa.
Pesquisar é defender uma ideia, fundamentando-a com bibliografias, (KESTRING, 2001). Para LAKASTOS (2006) pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático