pesquisa
A Música Popular Brasileira começa a sobressair-se no século XVII, com o ritmo conhecido como lundu, que é uma fusão da modinha portuguesa com as raízes africana. Além desses ritmos a valsa, polca e tango são trazidos de diversas origens estrangeiras, que aqui encontram uma nova expressão.
Samba, Samba Enredo, Samba CançãoO Rio de Janeiro passa a ter um lugar de destaque no século XX como o espaço cultural da música popular brasileira. O surgimento do samba na cidade torna-a um espaço urbano com uma imensa diversidade cultural. O samba que deriva de diversos ritmos africanos e cujo nome vem da palavra "semba", que quer dizer "umbigada", ou dança de roda onde os se tocam pela barriga. Ao longo do século 20, o samba evoluiu e ganhou várias formas participantes, como o samba-canção, o samba de breque, o samba enredo e, mais recentemente, o pagode. O samba tornou-se um símbolo do Brasil e sua maior expressão se dá no carnaval, em especial do Rio de Janeiro e, mais recentemente, também em São Paulo.
Uma Viagem ao País da Diversidade Musical
Nos dias de hoje o samba predomina no Rio de Janeiro junto com o funk carioca que é um tipo de música eletrônica originado nas favelas, derivado do Miami Bass - batida rápida e aos vocais graves. No Rio, o funk carioca é chamado simplesmente de funk, apesar de ser um gênero diferente do funk legitimBossa Nova - Tom Jobim Vinicius de Moraeso: o americano.
No fim dos anos 50 surge a Bossa Nova que não pode deixar de ser mencionada entre os ritmos brasileiros, inclusive por seu prestígio internacional. Bossa Nova foi o nome dado a um movimento musical lançado no Rio de Janeiro, por cantores e compositores de classe média. Suas características mais marcantes foram dadas por João Gilberto que integrava melodia, harmonia, ritmo e uma maneira mais intimista de cantar. As letras extraíam seu lirismo do cotidiano. Além do já citado João Gilberto, seus maiores