pesquisa
SÍNTESE1
Por:
Geovana Bastos Peixoto Porto2
O primeiro capítulo de Chibeni traz uma compreensão do Positivismo de Francis Bacon. Seus princípios e leis apresentados é o método científico como um princípio, por ser baseado em evidência observacional e experimental. As leis apresentadas são de que a ciência se inicia por observações, e que essas observações são neutralizadas sem nenhuma especulação teórica, e que o processo indutivista tem por objetivo a obtenção de proposições gerais a partir de proposições particulares. As considerações mais importantes citadas são de que até os dias atuais o método baconiano é aceito e utilizado nas pesquisas de cientistas. Os autores utilizados nesta parte são Galileo, Newton e Boyle.
O autor logo em seguida traz um contraponto a visão comum de ciência. Antes disso, o positivismo é ampliado com Locke e Hume sendo adicionado três pontos de que o número de observações de um dado fenômeno deve ser grande; deve-se variar amplamente as condições em que o fenômeno se produz e; não deve existir nenhuma contra-evidência, observação que contrarie a lei, somando-se um total de 7 leis do positivismo. E assim, Chibeni tece críticas e questionamentos a cada ponto. Em resumo de todas as críticas feitas por Chibeni ele diz que todas essas condições apresentadas não são suficientes para assegurar o processo indutivo. A partir desta crítica podemos perceber que segundo a grade intelectual a qual percebemos a realidade não é fixa, mas pode ser adaptada para se encontrar uma representação das coisas que mais se aproximam do determinado ideal. Os autores citados são Locke, Humme e Kant.
Um outro elemento sobre como se construir ciência é o pensamento de Karl Popper. Ele rejeita que as teorias científicas sejam construídas por umprocesso indutivo, para ele teoria são criações livres da mente. Uma teoria deve ser testada por observações e experiências, caso essa teoria venha a