pesquisa
Hábitos Alimentares
Nome: Alexandre Maicon da Silva Campos
Turma: 3eam2
Curitiba-PR
2014
Introdução
Ao formular meu trabalho percebi que desde a infância é preciso ter o habito de ter uma alimentação saudável, pois se não tivemos essa consciência, futuramente o individuo poderá ter problemas sérios de saúde um deles muito conhecido que é a obesidade, para que o individuo não tenha problemas futuros.
Pesquisas mostram que ao praticarmos atividade física e termos o hábito de ter uma alimentação controlada e saudável, o risco de termos essas doenças é basicamente nulo.
Importância da prática de atividade física e bons hábitos alimentares
É consenso que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e que ela determina várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.
Muitas doenças crônico-degenerativas como obesidade, hipertensão e dislipidemias tem mostrado ter um elo significativo com hábitos e padrões alimentares durante a fase de desenvolvimento da criança. A obesidade, já na infância, está relacionada a várias complicações, como também a uma maior taxa de mortalidade. Quanto mais tempo o indivíduo se mantém obeso, maior é a chance das complicações ocorrerem, assim como mais precocemente.
Estudos apresentam dados de que crianças obesas apresentam maior chance de se tornar um adulto obeso do que uma criança com peso adequado para idade. O aumento da quantidade de gordura corpórea da criança ocorre em diferentes períodos do seu desenvolvimento e crescimento. Sugere-se que o excesso de gordura depositado nesses períodos críticos provavelmente irá persistir ate a fase a adulta, caso não