Pesquisa
Para entender melhor o tema é preciso tem em mente alguns princípios da Teoria dos Jogos, tais como:
Capacidade de previsão estratégica, para posicionar sua base de recursos na posição mais vantajosa para o futuro.
Conhecer a si próprio e seus concorrentes. A situação estratégica de uma empresa depende da situação estratégica em relação a concorrência.
Reconhecer a diferença entre uma única interação e diversas interações repetidas em situação estratégica.
Coordenação em uma organização. Em uma empresa os gerentes devem pensar da mesma forma para que esta atinja a eficácia em seus processos e metas.
Segundo Teck Hua Ho e Keith Weigelt a teoria dos jogos “leva em consideração as mentalidades dos concorrentes na definição do jogo competitivo e de seus resultados.”
Todavia, às vezes os gerentes não se comportam segundo os princípios da teoria dos jogos.
Nesta situação quais os caminhos dos rivais que o levam a agir de forma contrária ás previsões da teoria dos jogos? Esta e outras perguntas, nosso trabalho pretende responder.
Imaginemos a seguinte situação hipotética: O mercado de Faculdades particulares no Distrito Federal e, claro, seus discentes (pois mercado não existe em demanda). As faculdades mantêm um certo “equilíbrio “ no preços das mensalidades dos diversos cursos.
Num dado momento a Faculdade Sul Americana, com sede em Goiânia, anuncia sua nova sede no Distrito Federal e com preços baixíssimos e com vantagens para alunos advindos da concorrência. Em resposta as ofensivas a FACEB e UNICEUB anunciam grandes descontos, mesmo não estando financeiramente preparadas. Durante os doze meses seguintes travou-se uma guerra de preços envolvendo as três entidades mencionadas.
Porque as empresas de ensino se permitiram entrar em um padrão de preços tão pouco lucrativo? Segundo Meyer e Banks, para um adepto da teoria dos jogos essa “guerra de preços” tem a seguinte explicação: “os adversários estavam agindo