Pesquisa
a)Comente sobre as questão da cientificidade na pesquisa social?
A autora afirma que o homem sempre teve preocupação com o conhecimento da realidade, sendo que no passar do tempo fez uso da religião, da filosofia, da arte para buscar esse conhecimento, e a ciência seria mais um elemento para auxiliar nessa procura. No entanto na sociedade ocidental, a ciência torna-se uma forma hegemônica de construção da realidade tanto que alguns críticos a consideram como um novo mito, já que afirma ser a única promotora da verdade. A ciência se estabeleceu como predominância porque respondeu questões técnicas que se colocaram com o desenvolvimento industrial e porque fixou uma linguagem fundamental através de conceitos, métodos e técnicas para compreender o mundo, os fenômenos, os processos e as relações.
b)Explique porque a autora considera que o objeto de estudo das ciências sociais é histórico.
Porque cada sociedade se faz de maneira diferente, mas aquelas sociedades que experimentaram, vivenciaram um mesmo momento histórico possuem elementos em comum por causa da influência das comunicações e as sociedades atuais são compostas pelo seu passado e realizando o seu futuro.
c)Explique a razão pela qual a autora afirma que o objeto de estudo das ciências sociais é essencialmente qualitativo.
Porque as ciências sociais possuem instrumentos e teorias que admite a aproximação da existência dos seres humanos em sociedade, abordando o conjunto das expressões humanas nas estruturas, processos , representações, símbolos e significados.
2.No item 2 do texto, a autora procura definir sobre o conceito de metodologia de pesquisa, neste sentido descreva sobre:
a)metodologia
podemos perceber que a autora afirma que a metodologia vai além de técnicas, mas também é a articulação da teoria, da realidade dos pensamentos sobre a realidade, e ela faz uma grande