Pesquisa
Processo é a nova “fórmula” de administração das empresas com visão de futuro – prioriza a equipe e se organiza de forma horizontal com o chamado process owners (não é um chefe com controle total, mas um facilitador das etapas dos processos, e as equipes têm sentimento de propriedade do mesmo, responsabilidade). A administração por processo pode atingir vários níveis, dos mais básicos aos mais evoluídos, sendo que o patamar ideal de uma empresa pode não ser o nível mais elevado, e a própria evolução pode levar muito tempo pra se consolidar, pois requer um rompimento com um sistema tradicional, cultural. Segundo os artigos lidos, a administração funcional tem muitas desvantagens, se considerarmos as exigências do mercado em constante evolução, o avanço das tecnologias e dos meios de comunicação, que modificaram inclusive a geografia sob o ponto de vista dos negócios. Essa evolução, pelo seu dinamismo, faz com que não só as empresas, mas o indivíduo esteja em constante adaptação, e as adaptações nem sempre são fáceis, considerando ainda a evolução constante, temos que prever que não há perfeição plena, mas sim uma busca por melhoria continuada. Uma das formas de buscar essa melhoria é o investimento no desenvolvimento das potencialidades do trabalhador no contexto organizacional, não mais por meio de treinamento para tarefas específicas, afinando o “saber pensar” ou habilidades.
As administrações por função atingem um produto e abastece o cliente, a administração por processos busca um produto que alimente o desejo do cliente. O “processo”, em nossa opinião, tem um entendimento próximo do conceito de conhecimento, que segundo Morin (2000, p. 53), “o conhecimento é sempre tradução e reconstrução do mundo exterior e permite um ponto de vista crítico sobre o próprio conhecimento”.
É preciso também compreender e buscar alguns conceitos como Eficiência e Eficácia onde “eficiência é o meio de fazer certo um processo correto, de boa qualidade, em