pesquisa
ENTREVISTA, QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO E ANALISE DE
DOCUMENTO
Trabalho de Evolução de Matéria apresentado à
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
(EACH - USP Leste) no curso Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI)
Disciplina
Metodologia de Pesquisa em Sistemas de
Informação
Professor
Prof. Dr. Edmir P. V. Prado
2
São Paulo
13/10/2010
ENTREVISTA
A entrevista é uma técnica importante que permite o desenbolvimento de uma estreita relação entre as pessoas. É um modo de comunicação no qual determinada informação é transmitida de uma pessoa A a uma pessoa B.
O termo entrevista é construído a partir de duas palavras, entre e vista. Vista referese ao ato de ver, ter preocupação de algo. Entre indica a relação de lugar ou estado no espaço que separa duas pessoas ou coisas. Portanto, o termo entrevista refere-se ao ato de perceber realizado entre duas pessoas.
Uma entrevista construída com perguntas e respostas pré-formuladas denomina-se entrevista estruturada, usualmente chamada de questionário.
Entrevista não estruturada, também chamada de entrevista em profundidade, visa obter do entrevistado o que considera os aspectos mais relevantes de determinado problema. Técnicas de entrevista – A primeira técnica (entrevista dirigida) é a que permite o máximo de liberdade e aprofundamento do assunto junto ao entrevistado, a última técnica (entrevista não diretiva) é exatamente o oposto.
1. A entrevista dirigida desenvolve-se a partir de perguntas precisas, préformuladas e com uma ordem preestabelecida.
2. A entrevista guiada permite, ao entrevistador, utilizar um “guia” de temas a ser explorado durante o transcurso da entrevista.
3. A entrevista não diretiva permite ao entrevistado desenvolver suas opiniões e informações da maneira que ele estimar conveniente.
3
Os principais objetivos da entrevista não estruturada são:
•
Obter informações do entrevistado, seja de fato que ele conhece, seja de seu