pesquisa
O Cancro do Colo do Útero tem a sua origem num dos vários tipos de Vírus do Papiloma Humano (HPV). O seu contágio ocorre na maior parte das vezes por via sexual.
Existem mais de 80 tipos de HPV: alguns afetam a pele e causam verrugas, outros afetam o aparelho genital e causam condilomas ou verrugas genitais.
Estima-se que 80% das mulheres e dos homens tenham contactado com o vírus em alguma fase da sua vida. Na maior parte das vezes a infecção é assintomática, o que significa que as pessoas desconhecem que a têm.
Nos casos em que isso não acontece, esta situação pode levar ao aparecimento do Cancro do Colo do Útero.
Factores de risco
O risco aumenta com o início precoce das relações sexuais e com o número de parceiros sexuais que uma pessoa tem ao longo da vida. As defesas imunológicas têm um papel fundamental ao proteger o desenvolvimento da infecção. Geralmente, a maioria das mulheres é capaz de combater a infecção.
Diagnóstico
A infecção por HPV pode ser diagnosticada de várias maneiras. A citologia do colo do útero, pode detectar as alterações celulares causadas pelo vírus. Estas alterações podem ser detectadas através de um exame chamado Colposcopia que é a observação do colo do útero com um microscópio ou
Métodos de tratamento
Se as alterações nas células ou nos tecidos pequenas, muitas vezes não é preciso o tratamento, basta apenas uma vigilância adequada pelo seu médico. Já nos casos em que se verifiquem anomalias severas, o medico irá aconselhar o tratamento adequado. Existe uma vacina contra o HPV e ela e gratuita ate os 13 anos.