pesquisa
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E AGRICULTURA E AMBIENTE – IEAA
CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA – CVRM
CURSO DE PEDAGOGIA
ANÁLISE DO ACESSO À EDUCAÇÃO – UM ESTUDO DE CASO COM MORADORES DE HUMAITÁ – AM
HUMAITÁ – AM
2013
ANA KAROLINE CORDEIRO DUARTE
IZAMARA DE SOUZA LOBATO
JAMILLE ROCHA
LUANA TALITA PINTO DA COSTA
PATRÍCIA CASTRO DE ALMEIDA
ANÁLISE DO ACESSO À EDUCAÇÃO – UM ESTUDO DE CASO COM MORADORES DE HUMAITÁ – AM
TRABALHO APRESEMTADO COM REQUISITO PARCIAL À OBTENÇÃO DE MENSÃO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA GERAL, SOBRE A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA PRISCILA FREIRE, 1º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
HUMAITÁ – AM
2013
INTRODUÇÃO
Porque a escolaridade dos jovens de hoje é diferente das dos jovens de antigamente? E por que mesmo com todas as possibilidades de hoje ainda há crianças e jovens fora da escola?
Por esses motivos algumas pessoas acabam não conseguindo uma profissão, considerada, boa, e muitas vezes nem conseguem arrumar um emprego, então por isso mesmo no século XXI ainda podemos dizer que existe analfabetismo no Brasil.
Então procuramos compreender estas questões, o porquê dessas dificuldades acontecerem com algumas pessoas.
JUSTIFICATIVA
O indivíduo não nasce sabendo propriamente as normas de conduta necessárias para a vida em sociedade. Por isso, toda sociedade tem que educar seus membros, fazendo com que aprendam as regras necessárias à organização da vida social.
Diante disso, surge a necessidade de todos termos uma educação tanto formal quanto informal para que possamos viver cotidianamente em sociedade, com a educação formal cada individuo aprende a ler, escrever e adquirir muitos conhecimentos, é na escola que a criança começa a ter seus primeiros conceitos sobre a vida e a entender certos aspectos da sociedade. Mesmo