Pesquisa
Curso Técnico em Radiologia Médica
Informática aplicada à Radiologia
Radioatividade Medicina Agricultura
Geologia e Arqueologia Indústria
Energia Nuclear- Urânio
Equipe: Sarah Sandy Nathaly Oliveira Tália Lanuce
Prof.: Gustavo Almeida
Turma: Sábado
Radioatividade
A radioatividade é a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. Ela só existe pela instabilidade dos elementos radioativos e para atingir a forma estável o núcleo atômico emite as partículas e ondas.
A descoberta da Radioatividade
A descoberta da radioatividade se deu de forma gradativa e representou um salto para o conhecimento da estrutura da matéria
Em 1895, o cientista alemão Wilhelm K. Röentgen, descobriu de modo acidental a existência dos raios X. Ele estava fazendo experimentos com a ampola de Crookes, que é um tubo de vidro vedado no vácuo, com um gás sobre baixa pressão e submetido a um campo magnético externo.
Quando Röentgen desligou as luzes e ligou a ampola, raios vindos da ampola cruzaram o ar e fizeram brilhar um papel tratado com platinocianeto de bário, um material fluorescente. Ele fez vários testes e descobriu que era possível sensibilizar uma chapa fotográfica com os raios X. Tanto que foi possível que ele visse a impressão dos ossos de sua mão e de sua aliança.
Antoine Henri Becquerel também passou a trabalhar com materiais fluorescentes, para descobrir se eles emitiam raios X. Porém, o que ele acabou descobrindo, em 1896, foi que os minérios com os quais ele estava trabalhando, que eram o sulfato duplo de potássio e a uralina di-hidratada, conseguiam impressionar um filme