Mid2 fcaps
4771 palavras
20 páginas
1/14UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
NÚCLEO DE PESQUISA INTERDEPARTAMENTAL EM REDES DE COMPUTADORES (NUPERC)
MESTRADO EM REDES DE COMPUTADORES
IVAN KOGA IVO KOGA HERBERT MONTEIRO ANTONIO CARLOS DOS SANTOS PAIXÃO MARCOS PORTNOI
MIB2: MAPEAMENTO DE OBJETOS DOS GRUPOS IP E TRANSMISSION-ETHERLIKE EM CRITÉRIOS DE GERÊNCIA FCAPS
Salvador – BA 2005
2/14
Objetivo
Este trabalho tenciona analisar os objetos definidos na MIB2 (subárvore MIB2 1.3.6.1.2.1), oriundos da tecnologia de gerenciamento de redes SNMP (Simple Network Management Protocol), para os grupos IP e Transmission: Etherlike. A análise pretende mapear os objetos segundo as funcionalidades da gerência de redes segundo o critério FCAPS, definido pela iniciativa OSI.
Introdução
O critério FCAPS (Fault, Configuration, Accounting, Performance and Security) divide a gerência de redes em cinco grande áreas funcionais, segundo a OSI/ISO:
• • • • •
Gerenciamento de falhas Gerenciamento de configuração Gerenciamento de contabilização Gerenciamento de desempenho Gerenciamento de segurança
O gerenciamento de falhas compreende localizar a falha na rede, isolá-la e reconfigurar a rede (de modo a permitir que a rede continue funcionando), e reparar ou trocar o componente que apresentou falha. O gerenciamento de configuração busca tratar a inicialização da rede, seu desligamento total ou parcial e, durante a operação, manter controles atualizados que exprimam as relações entre os componentes da rede e o estado destes.
3/14
O gerenciamento de contabilização destina-se a fazer o acompanhamento dos recursos da rede, com vistas a cobrar pelo uso destes ou ainda monitorar acessos e sobrecargas de acessos por usuários privilegiados, detectar uso ineficiente da rede (e permitir otimização) e conhecer o perfil de atividades dos usuários. A contabilização precisa então manter registros que possam ser consolidados em relatórios e que gerem as cobranças apropriadas. O gerenciamento de desempenho