PESQUISA E PR TICA PEDAG GICA III
DANIELI SOTELE GUIMARÃES
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III
RELATÓRIO
NOVA VENÉCIA – ES
2014
DANIELI SOTELE GUIMARÃES
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III
RELATÓRIO
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica III do 3º semestre do curso de Pedagogia. Apresentado a: Patricia Wand Del Rey de Oliveira Amaral.
NOVA VENÉCIA
2014
RELATÓRIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III
Após o término da pesquisa foi percebido como é importante fazer com que as pessoas que possuem algum tipo de limitação, neste caso a visão, se sintam tão importantes quanto à pessoa que não as possui e desse jeito fazê-la entender que elas também fazem parte desse processo único que é o ensino-aprendizagem.
Com a leitura do livro “A felicidade das borboletas” da autora Patrícia Engel Secco, e após responder as atividades propostas, pude entender como é necessário à orientação e o entendimento perante as situações que acontecem no dia a dia. Na história, Marcela é uma menina cega, porém em nenhum momento ela se sente diferente das outras crianças que convivem com ela, pois o fato de ser deficiente visual é um simples detalhe.
Foi realizada a experiência prática com meu sobrinho Matheus que têm 6 anos de idade. Ele sentiu insegurança, angustia e medo, pois nunca havia ouvido falar de uma criança que não consegue enxergar nada, mesmo eu vendando os olhos dele por alguns minutos e fazendo alguns testes ele ficou meio confuso e ao mesmo tempo se divertiu com a situação.
Com isso, depois de ter feito todas as atividades e repensado muitas questões que às vezes passam pela cabeça, fica possível ter um sentimento mais apurado do que é realmente a deficiência propriamente dita. Querendo ou não essas pessoas possuem algumas restrições, mas que nem por isso deixam de ser capazes de realizá-las dentro de seus limites.
Com a criação de leis e a reivindicação da