Pesquisa e planejamento de marketing
(Estudo de caso. Empresa fictícia).
História
Senhor José era um sonhador que nunca desistiu da ideia de montar sua própria livraria, essa ideia surgiu devido ao fato de ter trabalhado durante anos em uma biblioteca no estado de Minas Gerais. Em 1965, a família Sampaio abriu sua primeira livraria.
Mais tarde, já aposentado e com os filhos formados, pode contar com a ajuda e apoio da esposa Teresa e a filha mais nova Cristina, recém-formada em administração pela UFV (Universidade Federal de Viçosa).
Aos poucos a clientela foi aumentando e não demorou muito para que a empresa da família, liderada por ele se tornasse um grande negócio.
A livraria sempre atualizada em todas as áreas, da literatura às áreas técnicas, tanto em relação a publicações nacionais quanto importadas, atendimento ágil e diferenciado com livreiros prontos a aconselhar o cliente em suas compras ou a ajudá-lo a encontrar o livro que procura. Senhor José atendia clientes vindos de inúmeras cidades de Minas e turistas, muitos de passagem pela cidade, sua clientela era da mais humilde aos mais exigentes e dispostos a pagar mais por um exemplar muita das vezes só encontrado ali.
Em 1980, foi inaugurada a unidade dedicada à informática, negócios, finanças, marketing e ciências. Dezessete anos depois, foi aberta a loja especializada em publicações de ensino de línguas estrangeiras e dicionários. Com a premissa numa busca incansável de criar o novo.
Porém, mesmo com tantos investimentos sua filha percebeu que muitos dos clientes antes assíduos, estavam aparecendo menos ou até mesmo não voltando. Preocupada com a situação entrou em contato por telefone com alguns desses clientes e pode perceber que na maioria dos casos essa ausência era devido ao fato de muitos destes clientes estarem optando pela compra online, devido as melhores condições de pagamento e pela rapidez, visto que, em vários casos os clientes da livraria tinham que aguardar dias para chegada de determinados