Pesquisa e ordenação
Estruturas de índice clusterizado
SQL Server 2008 R2
Outras versões
[pic]
• SQL Server 2008
No SQL Server, os índices são organizados como árvores B. Cada página em uma árvore B de índice é chamada de nó do índice. O nó superior da árvore B é chamado de nó raiz. O nível inferior dos nós no índice é chamado de nó folha. Quaisquer níveis de índice entre os nós raiz e folha são coletivamente conhecidos como níveis intermediários. Em um índice clusterizado, os nós folha contêm as páginas de dados da tabela subjacente. Os nós de nível intermediário e raiz contêm páginas de índice com linhas de índice. Cada linha de índice contém um valor de chave e um ponteiro para uma página de nível de intermediário na árvore B ou uma linha de dados no nível folha do índice. As páginas de cada nível do índice são vinculadas a uma lista vinculada duas vezes.
Índices clusterizados têm uma linha em sys.partitions, com index_id = 1 para cada particionamento usado pelo índice. Por padrão, um índice clusterizado tem um único particionamento. Quando um índice clusterizado tem particionamentos múltiplos, cada particionamento tem uma estrutura de árvore B que contém os dados para aquele particionamento específico. Por exemplo, se um índice clusterizado tiver quatro particionamentos, haverá quatro estruturas de árvore B; uma em cada particionamento.
Dependendo dos tipos de dados no índice clusterizado, cada estrutura de índice clusterizado terá uma ou mais unidades de alocação para armazenar e gerenciar os dados de um particionamento específico. No mínimo, cada índice clusterizado terá uma unidade de alocação IN_ROW_DATA por particionamento. O índice clusterizado também terá uma unidade de alocação LOB_DATA por particionamento se contiver colunas LOB (objetos grandes). Também terá uma unidade de alocação ROW_OVERFLOW_DATA por particionamento se tiver colunas de comprimento variável excedendo o limite de tamanho de linha de 8.060 bytes. Para obter mais informações sobre