Pesquisa Windows XP
Presença massiva do sistema, que está às vésperas de sua aposentadoria e há um bom tempo sem atualizações, preocupa especialistas devido à sua vulnerabilidade
31
3.581 visualizações
Por Guilherme Dias em 24 de Março de 2014
(Fonte da imagem: Reprodução/Superdownloads)
Em 2001, o primeiro filme da série “Harry Potter” estreava no cinema, a História era marcada com a queda do World Trade Center, o mundo respirava aliviado por não ter sofrido o Bug do Milênio e ocorria o lançamento um dos SO mais bem-sucedidos da Microsoft, oWindows XP.
13 anos depois, após coexistir ao lado de outros inúmeros eventos históricos importantes e ser sucedido por três versões cheias de recursos superiores, o sistema operacional ainda não foi completamente abandonado. Segundo a empresa de segurança Kaspersky, nos últimos 30 dias, 10,88% dos computadores do Brasil ainda estavam rodando o software.
Preocupantemente desprotegido
Ainda que pareça poético ver a história de fidelidade e carinho dos usuários, esses números não representam algo bom. Em duas semanas, a Microsoft vai encerrar oficialmente o suporte ao Windows XP, de forma que ele não receba mais atualizações. Isso implicará em uma situação de vulnerabilidade envolvendo os PCs que ainda não aderiram às versões mais recentes da ferramenta.
“Os cibercriminosos poderão explorar sem obstáculos qualquer vulnerabilidade no Windows XP ou componentes, e o sistema operacional não terá nenhum patch oficial para detê-los”, disse Dmitry Bestuzhev, diretor da Kaspersky Lab, em nota.
Segundo a pesquisa, desses quase 11%, são 8,47% os que usam o Service Pack 2, ou seja, já têm seu SO desatualizado e desprotegido. O único país no mundo que bate a porcentagem brasileira é a Argentina, que têm 14,32% de seus computadores ainda usando o sistema. A Microsoft diz que usuários do Windows XP se infectam três vezes mais do que usuários do Vista ou 7 e dez vezes