Impacto da popularização da Internet na sociedade
E tudo começou na década de 1960 no auge da Guerra Fria a partir de pesquisas militares, algumas universidades e institutos estadunidenses tiveram seus computadores interligados através de uma rede criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency), esta era a ARPANET, uma rede que pretendia facilitar o compartilhamento de informações e dados em caso de um ataque nuclear promovido pelos soviéticos.
Já nos anos de 1970 a tensão entre os dois lados da Guerra Fria diminui e então eles entravam em um período que ficou conhecido como de Coexistência Pacífica.
A partir disso, com a liberação do desenvolvimento e consequente uso da Internet também para fins não-militares, a rede foi crescendo e se tornando cada vez mais abrangente, até que no final da década de 1980 ela finalmente aporta em terras tupiniquins e o Brasil tem o seu primeiro contato com a Internet.
Em 1989 o Ministério da Ciência e Tecnologia lança um projeto inovador e que existe até hoje: a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cuja missão era (e ainda é) captar recursos para a difusão da tecnologia e da Internet no Brasil afora e também por meio de uma rede acadêmica online nacional. Para isso, foi implantado o primeiro backbone (“espinha dorsal”, o sistema central de computadores) do país.
Em 1995 o governo abre o backbone para fornecimento de conectividade a provedores de acesso comercial, configurando como o segundo grande passo para a implantação da Internet em larga escala em nosso país, pois a partir daí as portas da grande rede começaram a ser abertas para todo o Brasil.
Após o surgimento da Internet, logo em seguida na década de 90 a web seria idealizada por Tim Berners-Lee, que tinha como propósito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, os e-mails apareciam como a primeira forma de relacionamento na Internet. A troca de mensagens por e-mail era a única forma de comunicação e