Pesquisa socioeconomico
A aplicação correta de métodos de coleta de dados já existentes, ou Dados Secundários, torna possível visualizar rapidamente os diversos meios em que estão inseridos os objetos de estudo, sejam estes internos ou externos à Empresa. Tais técnicas permitem obter, com baixo custo, internamente ou fora da Empresa, uma grande variedade de dados para investigação. Também é conhecida como desk research.
As fontes da Pesquisa de Dados Secundários são :
Dados internos Relatórios de vendas, marketing, área de custos, distribuidores-revendedores, central de atendimento ao cliente, cadastro de beneficiários de programas, etc,
Dados externos publicações diversas (governamentais, associações – sindicatos, revistas, jornais, etc) e fontes padrões (estudos de mercado, painéis de consumo, etc), registros administrativos.
A periodicidade decenal dos censos demográficos, as limitações na desagregação do plano amostral das PNADs, a cobertura geográfica restrita das pesquisas mensais de emprego e desemprego e de outras pesquisas amostrais deixam grandes lacunas na disponibilidade de demográficas para micro-regiões e municípios brasileiros no período intercensitários.
Nas últimas décadas, no bojo da descentralização na prestação de serviços sociais das instâncias federal e estadual para as prefeituras, alguns órgãos públicos vêm disponibilizando os dados de seus cadastros para outras finalidades que não apenas o controle administrativo ou registro legal para o qual foram idealizados. Com isso, têm se possibilitado a construção de políticas sociais, especialmente em âmbito municipal.
Este documento apresenta de forma simples Omo coletar tais dados através da internet. Através dele pode-se realizar um diagnóstico completo ou por temas a partir de informações secundárias.
1 DADOS SOBRE POPULAÇÃO
Digite o endereço do IBGE (http://www.ibge.gov.br), em seguida, na página principal, no item canais/banco de dados clique em SIDRA. O IBGE agrega