Os efeitos terapêuticos do sofrimento
ASSEMBLÉIA DE DEUS MS - JARDIM-MS
09/10/2011 CM BONITO-MS
Texto: II Reis 5:1-19
INTRODUÇÃO: A vida é a professora mais implacável: primeiro dá a prova, e depois a lição. C. S. Lewis disse que “Deus sussurra em nossos prazeres e grita em nossas dores”.
ELUCIDAÇÃO: Naamã era comandante do exército da Síria. Seu nome significa agradável. Era homem destemido e agradável ao rei pelas vitórias que conquistara para o seu país. Aconteceu que Naamã com lepra, uma doença de pele controlada, pois era contagiosa. Hoje é conhecida como hanseníase e já tem controle e não é mais contagiosa. Uma menina, cativa de uma das investidas dos Sírios a Israel, vendo a tristeza que estava naquela casa, disse a sua senhora que em Israel tinha a cura para Naamã.
• (A atitude dessa moça é louvável, era uma escrava que tinha perdido sua família sua identidade, mas ainda tinha compaixão em seu coração.)
• O rei da Síria, sabendo disso imediatamente mandou uma carta a Jorão, rei de Israel, solicitando a cura.
• Jorão fica desesperado, pois a relação entre os dois países não era amistosa, e Jorão não tinha como curar Naamã, por isso, achou que o rei da Sírira queria o matar.
• (Jorão sabia que em Israel tinha alguém que podia curar Naamã. Pois numa certa ocasião, quando a guerra era eminente contra os moabitas, Jorão fez aliança com o rei de Judá, Josafá e no meio do caminho para guerra, acabou a água e eles ficaram desesperados. Jorão e Josafá vão até Eliseu e através dele Deus e manda água de forma sobrenatural no ribeiro e ainda de quebra, dá os moabitas nas mãos deles. II Rs 3.4-20) Ele se esqueceu de Eliseu, o Homem de Deus.
• A falta de comunhão com Deus e ainda o medo, nos deixam incapazes de enxergar a solução de Deus.
2
• O sofrimento de Naamã, a enfermidade tão cruel como a lepra naquela época,( que na bíblia é usada como uma referência ao pecado), foi um instrumento de Deus para transformar a vida de Naamã totalmente. Pois Deus usa o sofrimento