Pesquisa sobre o Teórico Jean Jacques Rosseau
VALE PINDA
Nome: Ariani Mauricio Castro RU: 1149415 Turma 201412
Nome: Bruna A.Magalhães de Souza RU: 1185607 Turma 2015/02
Nome: Lilian Dionisio de Lima Campos RU: 1163525 Turma 2015/02
Portfólio apresentado por recomendação da Disciplina PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAL DIDÁTICO da Uninter de Pindamonhangaba 2015, sob a orientação da Tutora Érica.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA : Teórico Jean-Jacques Rosseau.
Biografia
Jean-Jacques Rousseau (também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau) (Genebra, 28 de Junho de 1712— Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
Jean-Jacques Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu nove dias depois do parto, acontecimento que seria por ele descrito como "a primeira das minhas desventuras". Foi criado pelo pai, Isaac Rousseau, um relojoeiro calvinista, cujo avô fora um huguenote fugido da França.
Com 12 anos volta com o primo para Genebra onde exerce várias funções, dentre elas gravador, professor de música além de trabalhar em um cartório com pretensões a advogado. Rousseau não gosta do emprego e acaba sendo demitido pelo tabelião.
Em 1742 se estabeleceu em París onde fez amizades com filósofos iluministas Diderot e Condilac. Em 1749 a academia de Dijon propôs um prêmio para quem respondesse a seguinte questão: “o estabelecimento das ciências e das artes terá contribuído para aprimorar os costumes”?
Rousseau conseguiu com o seu discurso sobre as