Pesquisa sobre o que e um engenheiro
Joseni Martins: A Engenharia Civil é uma área que abre um leque de opções ao profissional que opta em seguir esta carreira. O Engenheiro Civil pode fazer orçamentos, projetos, planejamento, acompanhamento da execução de obras e dependendo da sua especialização, cálculo estrutural, laudos/perícias etc.
Portal Amazônia: Como está o mercado para esse profissional?
Joseni Martins: O mercado da construção civil continua aquecido, proporcionando um ambiente muito favorável para os Engenheiros, os bons profissionais estão sendo bastante disputados pelas empresas de construção civil. Eu e meu Esposo, que também é Engenheiro Civil, desde que começamos atuar na área, nunca ficamos fora do mercado, sempre recebemos novas propostas mesmo estando trabalhando.
Portal Amazônia: Qual é o salário no início de carreira e depois de alguns anos de atuação? O piso salarial dos homens é o mesmo para as mulheres?
Joseni Martins: Com base na Lei 4.950-A instituída em 1966, o salário mínimo de um Engenheiro Civil, para uma jornada diária de no máximo seis horas trabalhadas, é o equivalente a seis salários mínimos, hoje R$ 3.270,00. Para uma jornada diária de oito horas trabalhadas, que é o mais comum, o empregador deve adicionar mais 50% ao valor mínimo, que totaliza R$ 4.905,00. Qualquer valor abaixo destes mencionados, estará em desacordo com a lei e, nestes casos, os profissionais têm o direito e a obrigação de comunicar ao sindicato para que o mesmo tente solucionar o problema e, se necessário, é possível entrar com uma ação judicial exigindo o cumprimento da referida lei.
Para definir o salário do Engenheiro Civil com experiência, a maioria das empresas não leva em consideração apenas o tempo de atuação no mercado, mas também o seu desempenho como profissional, assim como a sua especialização no seguimento ao qual a vaga se destina, vou citar um exemplo mais voltado para o seguimento que estou atuando: um engenheiro com dez anos de