Pesquisa sobre o livro o auto da barca do inferno
Prof°:Cristiane
Serie:1°B
Aluno:Lucas da Silva Lima
Osasco/São-Paulo 2015 Introdução
Auto da Barca Do Inferno é uma obra de Gil Vicente e também o título deste trabalho. Esta obra está incluída no conteúdo a leccionar na disciplina de Língua Portuguesa no 9ºAno, e como tal depois de estudarmos esta obra durante o 1º período foi-nos proposto a realização deste trabalho para aprofundarmos ainda mais os nossos conhecimentos.
Auto da barca do Inferno
O Auto da Barca do Inferno é uma complexa alegoria dramática de Gil Vicente, encomendada pela Rainha D. Leonor, viúva de D. João e representada pela primeira vez em 1517 perante o rei D. Manuel I. É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (sendo que a segunda e a terceira são respectivamente o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória).
Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa. Ela proporciona uma amostra do que era a sociedade lisboeta das décadas iniciais do século XVI, embora alguns dos assuntos que cobre sejam pertinentes na atualidade.
Diz-se "Barca do Inferno", porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena – a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória, com o Anjo – seguem na primeira. De facto, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas.
Apesar de se intitular Auto da Barca do Inferno, ela é mais o auto do julgamento das almas.
Convém frisar que, nesta obra, não há propriamente uma acção encadeada, evolutiva e dinâmica que obrigue as personagens a entrar e a sair do palco amiudadas vezes.
Biografia de Gil Vicente:
Gil Vicente (1465-1536?) foi um dramaturgo e poeta português. Criador de vários autos, é considerado o maior representante do teatro popular em Portugal.
Gil Vicente