Conclus o Qu mica
Os hidrocarbonetos constituem a função orgânica que abrange os compostos que são formados de hidrogênio e carbono. Sua principal fonte é o petróleo. Podemos observar com essa prática que os hidrocarbonetos são substâncias apolares. Se a molécula possuir mesmo que seja um átomo diferente de carbono e hidrogênio ela será polar.
Uma molécula é polar quando apresenta uma região com maior carga positiva e outra com maior carga negativa, separadas por uma certa distância. Uma molécula que não apresenta essas regioões é considerada apolar. A solubilidade esta associada com sua estrutura molecular.
Substâncias formadas por moléculas polares geralmente se dissolve em solventes formados por moléculas polares. Substâncias formadas por moléculas apolares geralmente se dissolvem solventes apolares. Ou seja semelhante dissolve semelhante. Mas não podemos considerar isso como regra geral, existem muitos casos de solutos apolares que dissolvem em solventes polares, para entender isso temos que considerar o força intermolecular do solvente e do soluto.
A relação entre a solubiliadade e a força intermolecular é que para que um soluto se dissolva num solvente, a nova interação precisa ser mais forte que as já existentes ali. Por exemplo, o açucar disolve na água, mas o óleo não. Sabe-se que as moléculas de água e açucar são polares, enquanto que as do óleo são apolares, porém são tipos de forças intramoleculares diferentes entre-si que nos dão uma resposta. A mais forte ligação é a do hidrogênio. Sabendo que tanto as moléculas de água, como as de açúcar apresentam hidrogênios ligados a oxigênios, isso significa que entre a água e o açúcar pode haver as interações intermoleculares de ligações de hidrogênio.
Agora, o óleo e a água são imiscíveis. Isso não significa que o óleo não é atraído pela água, pois o fato dele se espalhar sobre a superfície da água, em vez de ficar no formato esférico, nos revela que ele procura um formato no qual uma maior quantidade de