Pesquisa sobre a moeda
1) Considere em uma economia de escambo, a existência de 750 produtos diferentes. Para que cada um possa ser trocado com os demais, quantas RT precisam ser estabelecidas? E com 1200 produtos diferentes?
a) RT= n(n-1)/2 b) RT= 1200(1200-1)/2
RT=750(750-1)2 RT = 1200 x 1199/2
RT=750x749/2= 280.875 RT = 719400
2) O primitivismo das trocas diretas foi historicamente superado com o emprego de mercadorias - moeda. A propósito dessa evolução apresente: 1_ As características que as mercadorias - moeda devem reunir; 2 _ Os principais problemas apresentados pelas mercadorias - moeda.
a) Características: eram relativamente raras (para ter valor) e deveriam atender necessidades comuns (para ser aceita como instrumento de troca).
b) Problemas: mercadorias perecíveis ou depreciáveis, unidades indivisíveis, valor inconstante, dificuldade de transporte etc.
3) Estabeleça a diferença entre moeda - papel e papel - moeda.
Moeda-papel – Também denominada moeda representativa com 100% de lastro e garantia de plena conversibilidade.
Papel-moeda – Também denominada de moeda fiduciária, é inconversível e de curso forçado.
4) Quaisquer que sejam as formas de moeda utilizadas, 3 são as principais funções que elas devem preencher cite e explique quais são.
a) Intermediária de trocas – característica peincipal, já que permitiu que as trocas se realizassem sem o inconveniente de transportar grandes quantidades de mercadorias;
b) Denominador comum de valores – mercadora à qual todas as outras são comparadas a fim de serem avaliados os seus valores de troca;
c) Reserva de valores – função que lhe dá condições de guardá-la para ser usada posteriormente.
5) Nas economias sobe o comando centralizado do Estado, geralmente são formuladas 03 diferentes tipos de planos. Caracterize-os quanto a seus objetivos e horizontes de tempo.
a) Planos prospectivos – ocupar-se-iam em fixar as metas