Pesquisa sobre salao de beleza
A preocupação com a estética dos cidadãos gregos, associada à importância que davam à aparência, levou à necessidade de se criar um espaço adequado para o tratamento da beleza.
Dessa forma surgiu os primeiros salões de cabeleireiro (Koureia), em Atenas, construídos sobre a praça pública, o Ágora.
Nas sociedades modernas os padrões de beleza ganharam força. Com a valorização do corpo e o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, a busca pela beleza ganhou mais adeptos e isso gerou o crescimento de serviços especializados neste setor. Hoje, os salões de beleza são entendidos como espaços públicos, já que são um empreendimento mercantil, constituído por uma empresa, com frequente uso de publicidade. Por outro lado são tidos como locais alternativos para a construção de padrões de beleza em relação à imagens globalizadas e dominantes (RODRIGUES, 2005).
As atividades ocorridas em um salão de beleza apresentam certas particularidades em relação aos custos dos serviços. Nesse sentido, Gomes (2004) ressalta que em um estudo realizado para empresas de serviços, os procedimentos contábeis utilizados na mensuração dos custos, até pouco tempo, eram inadequados, pois eram sistematizados para um ambiente manufatureiro. Nesse sentido, Drucker (2000), afirma que a contabilidade de custos tradicional não funciona nas empresas de serviço; não porque as técnicas estejam erradas, mas porque partem de premissas inadequadas.
O ABC (Activity Based Costing) também foi idealizado para um ambiente industrial. Nesse contexto é preciso não descuidar dos benefícios e das limitações que lhe são atribuídas e das relações de custo-benefício informacionais baseadas nas particularidades do salão de beleza estudado. http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR510343_7212.pdf
Como surgiu a profissão de Cabeleireiro
A profissão de cabeleireiro é uma das mais antigas da humanidade. Achados arqueológicos, como pentes e