Pesquisa religões tradicionais africanas
Nós iremos apresentar sobre as religiões tradicionais africanas que se baseiam em mitos, lendas e tradições e por isso eram classificadas como religiões primitivas. Hoje em dia após o erro de tornar negros escravos, os pesquisadores preferem classificar essa religião como religiões tradicionais.
O mundo destes povos muitas vezes não encontra explicações satisfatórias em nossa mentalidade, que exige provas, raciocínios, lógicas. O mundo tradicional liga intimamente a vida em suas manifestações.
Esta religião, diferente de muitas outras, não possuem textos escritos ou livros sagrados, mas se baseiam na tradição, ou narração passada de geração para geração, sobre os conteúdos e a maneira de viver sua religiosidade. Isso se dá em forma de histórias, ritos, provérbios, danças, músicas, festas.
Um erro comum é supor que todos os povos africanos são da mesma raça e que tiveram a mesma origem, o que leva a supor que tenham também os mesmos costumes e a mesma religião.
Primeiro todos devem saber que as religiões tradicionais não estão presentes em todo o território do continente africano, na parte norte da africa desde o atlântico e mediterrâneo até Saara, incluindo Egito e a Etiópia é dominada pelo Islamismo e pelo Cristianismo.
A área que é dominada pelas religiões tradicionais é a África centro-sul: desde a Rep. Dos Camarões, Quênia..., até o extremo sul. Esta parte da África, povoada principalmente por tribos aborígenes, é dominada pelas religiões tradicionais, exceto uma relevante percentagem que praticam o cristianismo, o islamismo e até o hinduísmo.
CRENÇAS E MODO DE AGIR
A religião tradicional africana distingue dois aspectos da realidade: aquilo que é visível, físico, material..., e aquilo que é invisível e espiritual. Estes dois aspectos fundem-se entre si: nenhuma coisa do mundo físico é tão material que não contenha em si elementos do mundo espiritual. Isto conduziu à crença de que há espíritos nas pedras, nas