PESQUISA- Princípio Científico e Educativo (Pedro Demo)
- O primeiro capítulo divide-se em quatro etapas, em que Pedro Demo busca desmitificar a pesquisa, apresentando sua importância em ultrapassar a sofisticação acadêmica, deixando de ser apenas exclusividade de cientistas qualificados para poder ser utilizada como um instrumento de ensino. (pg. 11 a 44)
II- A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO (
- O segundo capítulo divide-se em quatro etapas,apontando a questão da pesquisa como princípio científico que deve ser aplicada ao processo de formação acadêmica na universidade. (pg. 45 a 75)
III-A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO
- O terceiro capítulo divide-se em quatro etapas. Demo aposta questionamentos sobre o espaço educativo da pesquisa. Segundo o autor, é através da pesquisa se motiva a emancipação do sujeito, um processo histórico de conquista e exercício da qualidade de ator consciente e produtivo. (pg. 77 a 97)
lV- PRÁTICA DE PESQUISA & EDUCAÇÃO
1. Construindo a prática (pg. 99 a
2. Paula Patrícia N. de Oliveira Souza
Demo descreve a experiência do Instituto Superior de Educação do Pará (ISEP), em que este apresenta uma didática da pesquisa e da prática, considerada por ele como importante para uma nova visão de formação diferente da tradicional e voltada para a criação própria.
Pedro Demo expõe em sua obra, a importância da pesquisa nas universidades, não somente por castas superiores. Trata também sobre o conceito de desmitificação da pesquisa, que todo aquele que pesquisa carece ensinar e que, não adianta ficar só na teoria, é necessário a iniciação na prática. É necessário que o futuro cientista não se prenda a um único método, e que tenha a capacidade de elaboração própria. Em metodologia cientifica os termos descobrir e criar, não são a mesma coisa. Primeiro se descobre, e na descoberta cria-se conhecimento novo. E para descobrir e criar também é necessário questionar. A