pesquisa pratica pedagogica e materiais didaticos
O presente trabalho tem por objetivo, a pesquisa bibliográfica referente à disciplina de Pesquisa e Prática profissional – Materiais Didáticos que reúne informações sobre os principais teóricos no desenvolvimento do processo pedagógico, sendo que também destaca tudo que está relacionado aos nossos interesses e situações cotidianas.
Com a evolução de ensino, muitos dos pensadores foram desenvolvendo teorias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de uma forma contínua. Teorias estas que foram desenvolvidas em épocas diferentes, mas que foram se completando.
A partir da utilização da pesquisa, será possível avaliar as teorias existentes e formar novos conhecimentos para a prática docente. Promovendo assim a ampliação e o entendimento das práticas pedagógicas praticadas nas escolas de nosso cotidiano.
Já em relação ao uso dos materiais didáticos, nas várias áreas do conhecimento, faz com que o processo ensino-aprendizagem gera nos alunos diferentes vertentes em seu conhecimento. A construção dos materiais didáticos junto com os próprios alunos, irá fazer com que a produção do conhecimento se torne para os alunos, sujeitos de sua aprendizagem e da apropriação de conceitos concretos.
Dentro da pesquisa de materiais didáticos, foi realizado uma pesquisa mais ampla, sobre a colaboração de Maria Montessori e sua contribuições no desenvolvimento de materiais didáticos.
Com base nos materiais criados por Maria Montessori, escolhemos trabalhar e realizar um jogo, em cima de um eco brinquedo, inspirado nos blocos lógicos.
2.2.2. DESENVOLVIMENTO
PRINCIPAIS TEÓRICOS:
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Jean-Jacques Rousseu (também conhecido como J.J.Rousseau ou simplesmente Rousseau), nasceu em Genebra, em 28 de junho de 1712, faleceu em Ermenoville, em 2 de julho de 1778. Foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do