Pesquisa operacional
Para atender a aspectos a atividade de apoio à decisão deve ser adequada a uma abordagem que fuja das bases normativistas e prescretivistas já .O modelo de Checkland, "Soft Systems Methodology", (Checkland, 1993) mostra-se bastante adequado para tratar de forma explícita os aspectos subjetivos sendo que a aprendizagem é ditada como a perspectiva da atividade de apoio à decisão. É neste ponto que a metodologia de Checkland, a qual fundamentou a perspectiva de atuação da metodologia multicritérios que usa a abordagem por pontos de vista, diferencia-se das diversas abordagens de apoio à decisão multicritérios existentes.
Este propõe apresentar uma discussão sobre o paradigma da aprendizagem pela participação no processo decisório e para tal serão apresentadas as origens da Soft Systems Methodology, os estágios da metodologia , a sua importância para o processo de aprendizagem e as relações existentes entre as duas linhas de pensamento, "hard" e "soft systems thinking". As Origens
Existem diversas abordagens de estruturação que não são oriundas da teoria de apoio à decisão multi critério. São geralmente ligadas à Pesquisa Operacional, à teoria de sistemas, e às teorias das Ciências Sociais. Wooley e Pidd, (1981, pp. 197206), abordam alguns enfoques gerais de formulação concluindo que existem quatro linhas de pensamento na Pesquisa Operacional ao longo dos quais os métodos se alinham:
1. A corrente da lista de checagem - vê a estruturação como um procedimento, no qual se deve seguir um conjunto de passos estreitamente definidos para examinar o problema, que pode ter uma estrutura pré-ordenada. Exemplo: O modelo de lista de checagem para achar um defeito mecânico em um motor.
2. A corrente da definição - vê a estruturação como um processo de identificação dos elementos do problema, em termos de cliente, objetivos, alternativas e medidas. Uma