Capa trabalho
As teorias administrativas abordadas pelos pesquisadores clássicos e humanistas foram criticadas porque ignoravam o relacionamento entre a organização e seu ambiente externo.
Em resposta a esta critica foi criada a abordagem cientifica chamada Teoria das Sistemas(TS).
Foi proposta a ideia de objetivos de organização como sistema aberto por Chester Barnard, porem este conceito só foi aceito anos depois.
Podemos encontrar referencias a ideia de sistemas em obras de vários pesquisadores, como:
-Frederick Taylor (1856-1915) - Preconizava a sistematização da seleção dos trabalhadores e das condições de trabalho.
-Henry Fayol (1841-1925) - (Teoria clássica) Via a administração como a integração de varias tarefas para o cumprimento de objetivos comuns.
-Elton Mayo (1880-1949) - (Teoria das relações humanas) Defendia a empresa como um sistema social composto por seres humanos e por suas relações interpessoais.
-Mary Follet(1868-1933) - ( Teoria das relações humanas) Propunha a unidade interativa e a redução de conflitos por meio da integração de interesses.
-Chester Barnard(1886-1961) - (Teoria das relações humanas) Defendia o equilíbrio entre as comunicações formal e informal na empresa e fora dela. Também desenvolveu estudos e teoria de organizações, cujo proposito era estimular o exame da natureza dos sistemas cooperativos.
No entanto, nos anos 1930 Bertalanfhy percebeu que a ciência tratava de forma fragmentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla e holistica.Acreditam que soluções tradicionais não tinham mais êxito devido complexidade da sociedade atual. Por isto foi considerada a abordagem sistêmica para alcançar resultados satisfatórios. Suas ideias centrais são :
- A importância da interdependência das partes: necessidade de analisar não apenas os elementos nas suas inter-relações.
- A necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa: necessidade de aplicar