Pesquisa Operacional
Pablo Bianchi Guilhem
RESUMO
Metodologia Científica
Carapicuíba - 2015
1 O histórico do método cientifico
A ciência, na condição atual, é o resultado de descobertas ocasionais, nas primeiras etapas, e de pesquisas cada vez mais metódicas, nas etapas posteriores.
O que permitiu a ciência chegar ao nível atual foi o núcleo de técnicas de ordem pratica, seus fatos empíricos e suas leis, que formam o elemento de continuidade, que por sua vez, foi sendo aperfeiçoado e aplicado ao longo da historia do homo sapiens. A ciência nos moldes em que se apresenta hoje, é relativamente recente. Entretanto, desde o inicio da humanidade já se encontravam os primeiros traços rudimentares de conhecimento e de técnicas que constituiriam a futura ciência.
A revolução cientifica propriamente dita ocorreu nos séculos XVI e XVII, com Copérnico, Bacon e seu método experimental, Galileu, Descartes e outros.
Aos poucos, o método experimental foi aperfeiçoado e passou a ser aplicado em novos setores. Desenvolveu-se o estudo da química e da biologia e , no século XVIII, surgiu um conhecimento mais objetivo da estrutura e das funções dos organismos vivos. Por fim, no século XX, a ciência, com seus métodos objetivos e exatos, desenvolveu pesquisas em todas as frentes do mundo físico e humano.
O século XXI, por um lado, aponta para possibilidade, não sem muita polemica, de superação de alguns paradigmas há muito estabelecidos pela ciência, principalmente na área dos transgênicos, dos genomas, da informática e das viagens espaciais.
Essa evolução das ciências tem como mola propulsora os métodos e os instrumentos de investigação aliados a postura, perspicaz, rigosa e objetiva.
1.1 O conhecimento e seus níveis
O homem não age diretamente sobre coisas. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência, quando investiga cientificamente.
O que é conhecer? É