Pesquisa operacional
A pesquisa operacional (P_O) é um método científico de tomada de decisões. A P_O é utilizada basicamente para melhorar e otimizar o desempenho de sistemas complexos através da análise de modelos que mais se aproximem da realidade.
O elemento em estudo (custo, etc) que leva à melhoria e otimização de desempenho de um sistema, constitui o problema a ser solucionado e, portanto, a decisão a ser tomada em termos de P_O. Em linhas gerais, uma P_O consiste na descrição de um sistema organizado com o auxílio de um modelo, e através da experimentação com o modelo, na descoberta da melhor maneira de operar o sistema.
A pesquisa operacional é uma metodologia de otimização, portanto, precisa que a análise e a modelagem do problema seja o mais próximo possível da realidade. Pois o modelo será utilizado para encontrar a solução ótima.
A pesquisa operacional pode ser conceituada como uma abordagem científica de problemas. É possível, através de técnicas especializadas e métodos científicos, descrever dificuldades operacionais que antes não eram tratados de forma científica. Para que se possa configurar um determinado problema deve-se observar, modelar e formular precisamente, ou seja, deve-se especificar as variáveis relevantes ao problema, o que deve ser otimizado e quais as restrições pertinentes. Através de tais dados, é possível buscar a solução ou a melhoria para a situação identificada.
A pesquisa operacional tem se mostrado extremamente útil às organizações, proporcionando-lhes inúmeras vantagens, suas ferramentas podem ser aplicadas nas mais variadas áreas, como na alocação de pessoas e recursos, transporte, etc. A otimização destes processos dentro de uma estrutura organizacional pode diminuir satisfatoriamente os custos dos mesmos.
O grande alvo da pesquisa operacional é encontrar a melhor forma de utilização de um recurso ou atividade através de um método sistemático. Sua metodologia se dá através do uso de