Pesquisa operacional
Resumo: “SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUES”
Disciplina: Logística
Profª Shirley Prignolato Idesti
Aluna: Simone B. Rodrigues- RGM 17754-7
Caraguatatuba
2012
1. SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUES
1.1 Dimensionamento de Estoques
De forma geral, os gestores de estoque definem as políticas de estoques
observando diversos aspectos, dentre eles:
• Metas da empresa quanto ao tempo gasto para atendimento ao cliente, em relação a produtos e serviços;
• Definição da rotatividade dos estoques;
• Definição do espaço a ser utilizado (Central de Distribuição, sites, depósitos, armazéns, etc.) e a lista de materiais a serem estocados;
• Qual a quantidade satisfatória para se manter em estoque atendendo a flutuação na demanda (alteração no consumo);
• Ponto de equilíbrio entre comprar antecipadamente para não correr risco de falta ou comprar em grande quantidade para usufruir descontos.
“Para gerir com eficiência os estoques de uma organização, é necessário conhecer o capital investido, a disponibilidade do estoque existente, o custo incorrido” (MOURA, página 4), o lead-time, e a demanda / consumo. Somente com base no conhecimento destas informações é possível que seja desenvolvido um planejamento consistente com e consciente das necessidades da organização, evitando assim desperdícios de recursos financeiros e reduzindo o risco de não atendimento da demanda.
Para ilustrar o impacto dos estoques sobre o lucro da empresa, é pertinente dimensioná-los no índice de retorno de capital:
[pic]
1.1.1 Classificação de Estoques
Os estoques podem ser classificados em ativos e inativos, e subclassificados em outras especificações conforme apresentado abaixo. Este tipo de classificação facilita a