Pesquisa Operacional
O problema de transporte é uma classe especial de problema de programação linear que trata do envio de uma mercadoria de origens (por exemplo, fábricas) para destinos (por exemplo, depósitos). O objetivo é determinar a programação de expedição que minimize o custo total de expedição e, ao mesmo tempo, satisfaça os limites de fornecimento e demanda.
A aplicação do problema de transporte pode ser estendida a outras áreas de operações, entre elas controle de estoque, programação de empregos e designação de pessoal. Esta classe de problemas recebeu este nome porque seu método de resolução, denominado Método de Transporte, foi inicialmente utilizado para determinar o menor custo de transporte entre diversas fábricas de um produto e diversos centros consumidores. O Método de Transporte resolve esta classe de problemas de programação linear de uma maneira mais eficiente que o Simplex tradicional. Porém o Método de Transporte foi especialmente utilizado antes da era da microcomputação, ou seja, nos primórdios da Pesquisa Operacional, para aperfeiçoar cálculos feitos a mão.
Com o advento dos computadores pessoais, cada vez mais rápidos e com maior capacidade de processamento, diversos sistemas automatizados de resolução de Problemas de programação Linear têm sido lançados, os quais tornam dispensável a aplicação do Método de Transporte em sua forma original. No entanto, a maneira como o problema pode ser equacionado permanece a mesma.
O Problema de Transporte básico é aquele em que queremos determinar, dentre as diversas maneiras de distribuição de um produto, a que resultará no menor custo de transporte entre as fábricas e os centros de distribuição. Por se tratar de um problema de programação linear, devemos fazer a hipótese de que o custo unitário de transporte de cada fábrica para cada destino é constante, independentemente da quantidade transportada.
Referencias
LACHTERMACHER, G. Pesquisa Operacional na