Pesquisa operacional
Aluno: Danilo Souza Pereira, Odilon Andrade Oliveira Junior
Disciplina: Pesquisa Operacional
Professor: João Carlos Domingos da Silva
Data: 05-Fevereiro-2014
“Os conceitos e informações fundamentais referente a Pesquisa Operacional, sua evolução histórica e a importância para o cursos de Engenharias“
A Pesquisa Operacional (PO) ou Investigação operacional (IO) é uma área da matemática aplicada que faz uso de modelos estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisões. É usada para analisar sistemas do mundo real, com o objetivo de melhorar ou aperfeiçoar o desempenho.
Empresas podem ser vistas como sistemas que visam obter o maior retorno possível para as suas atividades, seja na qualidade do serviço prestado ou no lucro financeiro. Planejar as atividades de uma empresa produtora de bens e de serviços significa determinar que decisão a empresa deva tomar, eventualmente ao longo do tempo e sob condições de incerteza, para maximizar o seu retorno.
O termo Pesquisa Operacional foi utilizado pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1938 para estudar os problemas estratégicos e táticos das operações militares. Um grupo de especialistas (matemáticos, físicos, engenheiros,...) foi designado para avaliar e reposicionar os radares do sistema de defesa aérea antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Após o período de guerra, muitos dos especialistas que estiveram envolvidos no planejamento de operações militares deram continuidade a suas pesquisas, transferiram a nova metodologia na abordagem de problemas para as empresas tendo em vista o crescimento económico que se seguiu. O desenvolvimento metodológico mais importante foi o Método Simplex, por George Dantzig, para a resolução de problemas de Programação Linear. O surgimento de computadores digitais tornou possível desenvolver novos métodos para resolver uma grande variedade de problemas práticos. À medida que a capacidade computacional disponível foi crescendo, tornou-se possível resolver