Perseguição ao indio
Centro de Ciências Humanas e Letras
Departamento de Geografia e História
Disciplina: Historia do Piaui
Professora: Bernardo Filho
Aluno: Ítalo Felipe Barbosa de Brito
Ítalo Felipe Barbosa de Brito.
Teresina, 16 de setembro de 2013.
Ítalo Felipe Barbosa de Brito.
Artigo científico elaborado sob orientação do professor Ms. Bernardo Pereira de Sá Filho para obtenção de nota na disciplina: História do Piauí I.
Teresina, 16de setembro de 2013.
PERSEGUIÇÃO AO ÍNDIO EM SOLO PIAUIENSE
Ítalo Felipe Barbosa de Brito *
Desde o inicio da colonização da América os índios foram perseguidos, escravizados e expulsos de seus próprios territórios, no Piauí não foi diferente do restante da colônia, desde a concessão das primeiras sesmarias os colonos aqui chegados iniciaram conflitos com os nativos, não se sabe quem começou, mas os donos da terra não tinham o direito de lutar contra o branco invasor?
A partir da segunda metade do século XVII os combates se tornaram mais freqüentes, sendo que os mais perseguidos foram os índios Gueguês, conta o padre Chaves que “ Em 1675 os Gueguês, como demônios, caíram sobre os currais de gado[...] Numa só noite de incursão mataram oitenta e cinco pessoas,entre brancos e negros”¹. Os índios não tinham noção de propriedade, as vezes matavam animais dos criadores locais mas faziam isso também com os animais selvagens, a repressão era sempre brutal “ Então,sob a condição de que se lhes pouparia a vida, muitos se renderam . Mas os portugueses, depois da entrega das armas , os amarraram e daí a dois dias mataram a sangue frio todos os homens de guerra , em número aproximado de quinhentos, reduzindo á escravidão as suas mulheres e filhas”(¹) . Mesmo